Grafeno, o produto que irá revolucionar a construção civil

|junho 14, 2019 | Blogs

Já ouviu falar do grafeno?

O grafeno é considerado o produto tecnológico do futuro. O grafeno, comparado com o silício e plástico, é um material muito leve, mais fino do que o papel, de alta resistência (é dez vezes mais forte que o aço), flexível, mais flexível que um fio de cabelo e transparente.

No Brasil, ele está sendo estudado pela Universidade Mackenzie, no MackGrafe (Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologia). A Universidade investiu cerca de R$ 20 milhões.

No estado de Minas Gerais há uma planta-piloto para produção de grafeno, cada grama de grafeno custa em torno de US$ 100 no mercado internacional. A intenção com esta planta-piloto é produzir o grafeno numa escala maior, para reduzir o preço e obter uma melhor qualidade do produto.

O que é o grafeno?

O grafeno é constituído de uma camada muito fina de grafite, com estrutura hexagonal, cujos átomos individuais estão distribuídos, conseguindo uma fina camada de carbono.

A sua flexibilidade permitirá que seja aplicado em vários setores, com a finalidade de reduzir o tamanho e aumentar a resistência dos componentes. A sua aplicabilidade é de infinitas possibilidades, poderá ser aplicado em quase todos os setores da indústria: medicina, eletrônica, energia, defesa, transportes e dessalinização, bem como na construção civil.

Aplicação na engenharia civil

  • Transformar a água suja em água potável: poderá coletar água suja, evaporar usando um material desenvolvido com grafeno e coletar água fresca.
  • Leds de longa duração: as novas lâmpadas de led terão vida mais longa que as tradicionais e serão mais eficazes porque são ótimas condutoras de energia.
  • Tinta impermeável: a associação do grafeno ao oxigênio resultará no óxido de grafeno, este material utilizado em tintas acarretará num revestimento ultra forte e não corrosivo.
  • Aço à prova de corrosão: aços revestidos com grafeno irão reduzir drasticamente os danos causados por água e produtos químicos corrosivos para aumentar sua vida útil. O grafeno é 10 vezes mais forte que o aço, estudos estão sendo feitos para comprovar a sua utilização como material de função estrutural.
  • Paineis solares de pulverização: Como o grafeno é grande condutor de energia, pulverizando-se sobre as células foltovoltaicas, poderá duplicar a quantidade de energia convertida em um painel. Pesquisas estão sendo feitas no sentido de melhorar a coleta de corrente elétrica dentro de uma célula.
  • Concreto auto-limpante: a utilização do grafeno no concreto pode aumentar o potencial e a força ao longo do tempo. Há estudos para que o grafeno venha a melhorar a aparência e o desempenho ambiental do concreto, proporcionando fachadas limpas, sem sujeira.

Concreto de grafeno: os cientistas estão desenvolvendo o grafeno para um novo tipo de concreto muito mais resistente à água e mais ecológico, para reduzir a absorção e penetração de água, aumentar a durabilidade e tenacidade e proteger as estruturas contra a corrosão.

Fonte: ttps://www.plantasdecasas.com/grafeno-6-aplicacoes-na-construcao-civil/

 

Por Maria Lucia Sabedotti De Biaggi

Partilha este post: