Quais fatores podem valorizar ou desvalorizar um imóvel?

|dezembro 12, 2019 | Blogs

Certamente se você perguntar a um arquiteto ou engenheiro qual o principal fator que há para se valorizar um imóvel a resposta será: localização.

Localização sem dúvidas é um dos fatores mais importantes na hora de comprar um imóvel, é ela a principal responsável pela valorização no mercado imobiliário. Entretanto não existe uma fórmula pronta para determinar quais os aspectos valorizantes ou não, uma vez que a análise tem que ser feita não só pelos aspectos objetivos, mas principalmente sob o ponto de vista social e econômico do público ao qual se destina cada imóvel.

Um exemplo muito simples é o fato de que imóveis com características semelhantes entre si e que estejam localizados em regiões diferentes podem apresentar sim uma diferença bem grande no preço. Isso acontece pelo fato de que as regiões consideradas mais nobres possuem imóveis mais procurados, e, consequentemente, mais caros.

O quesito localização tem sido tratado como primordial nesse tipo de análise, pois serve para delimitar a região de interesse para aquisição do imóvel, sendo fator determinante na escolha. Leva-se em conta a infraestrutura da região, vizinhança, trânsito, vias de acesso, tendência de ocupação das áreas vizinhas, segurança e possibilidades de futuras reformas ou ampliações. Mas, você deve estar se perguntando “e quais são os outros fatores?”, bom, a seguir listaremos alguns pontos imprescindíveis e que devem ser observados na hora da compra de um imóvel.

 

Fatores valorizantes:

  1. Localização é o fator de maior influência no valor de um imóvel. Lugares com uma boa infraestrutura ao redor são valorizados no mercado.
  2. Imóveis com a frente voltada para o sol nascente e face norte são mais valorizados na região sul.
  3. Apartamentos localizados em andares mais altos são mais valorizados.
  4. Imóvel bem conservado vale mais. O estado do condomínio também é decisivo.
  5. Se a casa ou apartamento tem uma vista bonita para um parque, praça, mar, por exemplo, isso também valoriza.
  6. Quanto mais vagas de garagem possuir, maior é o valor do imóvel.
  7. Imóveis com mais suítes, dependência de empregada, móveis planejados e uma ampla varanda também são mais valorizados.
  8. Áreas de lazer com várias opções costumam agradar mais a famílias com crianças. A valorização, neste caso, depende muito do perfil do interessado.
  9. Ter imóveis próximos a estações de metrô, perto de shopping, praças, ciclovias e parques públicos são fatores que agregam um valor maior ao imóvel devido à facilidade no deslocamento, afinal, com o crescimento dos centros urbanos as pessoas buscam otimizar o seu dia a dia, evitando utilizar carros ou transporte público para realizar suas atividades.
  10. A manutenção do imóvel deverá ser periódica, não somente na parte interna quanto também, na parte externa do imóvel. Manutenção deve ser vista como investimento e não um gasto a ser deixado de lado. De nada adianta móveis embutidos, piscinas, e equipamentos de segurança se estes não estiverem com um bom funcionamento e limpeza em dia.

 

Fatores desvalorizantes:

  1. Vizinhança barulhenta pode desvalorizar o seu imóvel.
  2. Ambientes muito personalizados poderão derrubar o preço, já que o comprador, possivelmente, terá que investir para deixar o imóvel com a sua identidade.
  3. Trânsito caótico e ruas sem acesso podem ser quesitos negativos para a compra de um imóvel.
  4. Imóveis localizados próximos a favelas, zonas de invasão ou lugares que possam trazer certa insegurança aos moradores com certeza serão desvalorizados.
  5. A proximidade de locais onde há casos corriqueiros de enchentes não é atrativa para um novo comprador.
  6. Documentação do imóvel em situação irregular ou pendente. Este definitivamente é um fator de extrema importância na hora de negociar um imóvel. Se a “papelada” não estiver regular, por exemplo, área da construção não averbada, ou mesmo impostos em atraso, além de desvalorizar o imóvel, o comprador pode vir a desistir da negociação.

 

Por Isabele Antoneli

Partilha este post: