Por que é imprescindível contratar um engenheiro para avaliar o seu imóvel?

|janeiro 15, 2019 | Blogs

    Para quem deseja vender, financiar, realizar levantamento patrimonial ou possui alguma pendência judicial associada a um bem, onde é fundamental que haja a identificação do valor do imóvel.

    É necessário compreender o que diz a Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR-14.653 PARTE 1: PROCEDIMENTOS GERAIS): a avaliação de um bem, consiste na “análise técnica, realizada por Engenheiro de Avaliações, para identificaro valor de um bem, de seus custos, frutos e direitos, assim como determinar indicadores da viabilidade de sua utilização econômica, para uma determinada finalidade, situação e data”.

     Dentro da área de engenharia de avaliações há uma infinidade de variáveis técnicas e mercadológicas que devem ser consideradas dentro do modelo de cálculo e que podem, ser contraditórias, de acordo com quem estabelece o valor do bem. Os parâmetros utilizados para a apuração do valor do bem devem ser apresentados em forma de relatório, que é denominado Laudo de Avaliação. Anexo ao laudo, informações referentes à metodologia de cálculo utilizada, bem como questões pertinentes analisadas, através da vistoria do imóvel, as quais julgam-se importantes para a caracterização do bem, que deve estar em conformidade com as normas vigentes, de forma clara, objetiva, precisa e conclusiva.

     E por que devo contratar um engenheiro ou arquiteto para a avaliação do meu imóvel? Em se tratando de bens imóveis, como casas, apartamentos, escritórios, andares corporativos, galpões, dentre outros, os engenheiros civis e arquitetos são os profissionais que mais entendem das técnicas construtivas, por já terem estudado estas tipologias. Além disto, a Engenharia de Avaliações é uma ciência, que exige o conhecimento específico de diversos temas, normalmente estudados em engenharia e arquitetura, tais quais, matemática financeira, engenharia econômica e, principalmente, estatística.

  Segundo o IBAPE-SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo), “independentemente de questões legais e normativas, é importante entender os benefícios, ou seja, as vantagens de se contratar profissional habilitado, especialista, para realizar uma Avaliação”. Isto porque a atividade de Avaliação implica:

  • Conhecimento técnico específico do bem, das metodologias avaliatórias e das ferramentas científicas de avaliação.
  • Análise e diagnóstico do mercado no qual esse bem está inserido, conforme os objetivos e finalidades da avaliação pretendida.

    Além disto, questões referentes à supervalorização de um imóvel ou propostas apresentadas abaixo do preço, devem ser investigadas. Mas isso será tema para um próximo post. E aqui fica a dica, contrate um especialista em engenharia de avaliações.

 

Por Isabele Antonelli

Share this post: