Dicas para quem quer alugar um imóvel: o que devo avaliar antes de fechar o aluguel?

|fevereiro 8, 2019 | Blogs

O momento de alugar um imóvel exige atenção para evitar dores de cabeça futuras. Escolher o local sem pressa e ficar atento à vistoria e aos reajustes são algumas das sugestões.

1. Imóvel comercial: comparo o custo do valor locativo do imóvel, com o benefício que ele me proporcionará.

Por que é importante fazer esta análise? Porque muitas vezes o barato sai caro. Você aluga um imóvel barato, em um ponto comercial numa região  da cidade que, para o seu negócio não é atrativo, por não se enquadrar no perfil de consumo dos moradores daquela região.

Então você terá um custo elevado para montar o negócio, mas não terá retorno sobre este investimento, porque o local que escolheu não era o correto. Não havia fluxo de consumidores na região.

E a que conclusão você chega? Deveria ter esperado mais um pouco, e ter alugado um ponto comercial com localização melhor.

 

2. Imóvel residencial: o que é importante para você? Alugar um imóvel grande com espaço e jardim? Espaço para as crianças brincarem? Hoje você encontra vários condomínios na cidade de diversos padrões que proporcionam espaço, aliado com lazer e segurança. Quanto mais longe do centro, maior é o imóvel e menores são os valores de locação.

Se você precisa de um imóvel que seja central porque é próximo do seu trabalho e da escola das crianças, isto é, precisa de agilidade em sua vida, pagará um aluguel mais caro, porém economizará tempo de deslocamento.

Por que é muito importante analisar este aspecto também? Porque faz parte da qualidade de vida que pretende ter.

 

3. Localização e segurança: quando aluga um imóvel numa região que não é considerada segura, pagará um aluguel barato, porém deverá investir em equipamentos de segurança para ter seu patrimônio preservado.

No caso de uma loja, em determinadas regiões da cidade, não adianta ter apenas câmeras de segurança, mas é necessária a presença de vigilantes, o que irá encarecer o custo administrativo de seu negócio.

 

4. Idade aparente do imóvel e estado de conservação: muitas vezes você pode encontrar um imóvel barato, bem localizado, mas que nunca foi reformado, o que poderá acarretar em custo de manutenção elevado. Estas despesas deverão ser do proprietário. Mas quando se tem pressa em solucionar o problema, provavelmente, o dinheiro para a reforma sairá do seu bolso. Exija que o proprietário lhe reembolse faça um acordo com ele, desconte do valor de locação.

É interessante constar do contrato de locação, que custos com as benfeitorias necessárias no imóvel serão encargo do proprietário.

 

5. Condomínios: você poderá encontrar imóvel com valor de locação barato, mas com o condomínio elevado, sendo que o custo mensal de locação somado ao condomínio será alto. Então é muito importante, que antes de alugar, você tenha ciência de todas as despesas que terá de custear, antes de fechar o contrato de locação. Deve verificar se o condomínio que está alugando encontra-se em reformas, e negociar com o proprietário para que o custo das reformas seja por conta dele.

 

Por Maria Lucia Sabedotti De Biaggi

 

Partilha este post: