Saiba o que é importante considerar na hora de comprar um terreno

|março 7, 2019 | Blogs

Ao adquirir um lote é preciso atenção para itens que podem afetar a qualidade do imóvel a ser construído, tais como localização, legislação, aspectos físicos, infraestrutura entre outros.

A primeira coisa a ser considerada são as dimensões e as potencialidades do terreno. Se for em bairro novo, deve-se observar os acessos viários, que devem chegar até a sua entrada.

A Lei de Zoneamento do seu município define o potencial construtivo dos terrenos, ela estabelece o quanto poderá construir no lote. A taxa de ocupação define o percentual que é possível ocupar do terreno e o coeficiente de aproveitamento determina se a construção será de 1, 2 ou mais pavimentos. Por este motivo a escolha do terreno dependerá da finalidade a que se destina a construção.

  • Se for um imóvel residencial único ou um condomínio residencial, deverá optar pelas zonas residenciais, onde há, normalmente, a taxa de ocupação de 50% da área do terreno. Já os prédios residenciais exigem um zoneamento onde o coeficiente de aproveitamento seja maior que um, para que seja possível a construção de edifícios.
  • Se o imóvel for comercial, opte pelas ruas comerciais de bairro, hoje os bairros das grandes cidades, têm atividade comercial independente do centro da cidade. Nas vias comerciais o tráfego de pedestres é maior, mais atrativo para o comércio.
  • Nas zonas industriais predomina a construção de indústrias; alguns municípios permitem serviços ou mesmo construções residenciais. Evite comprar terrenos próximos a indústrias e postos de combustível, porque nesses locais há possibilidade de contaminação do solo, o que prejudicará sua saúde. Terrenos próximos às redes de alta tensão também são prejudiciais à saúde.
  • Se optar por um terreno em zona de proteção ambiental, muito cuidado, pois as taxas de ocupação podem ser bastante reduzidas, até 10% da área do terreno. Essas áreas são propícias para atividades de lazer, chácaras que não prejudiquem a natureza, pois nesses terrenos as construções são limitadas e a legislação que determina os potenciais construtivos são as estaduais.

 

Mapa de zoneamento de uma parte da área total de Curitiba – PR. Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

 

O valor de venda de um terreno depende do coeficiente de aproveitamento, conhecido por potencial construtivo, quanto maior for o potencial construtivo do terreno, maior será o seu valor. Outros itens que influenciam o valor de venda são a infraestrutura do local, e a facilidade de acesso, que para os imóveis comerciais é muito importante, bem como o tráfego de pedestres e a facilidade de estacionamento.

 

 

Por Maria Lucia Sabedotti De Biaggi

Partilha este post: