7 aplicativos que facilitam a vida de engenheiros e arquitetos

|julho 9, 2019 | Blogs

Não é novidade para ninguém que a tecnologia chegou para facilitar nossas vidas e que cada vez mais surgem alternativas que tornam mais práticas e ágeis nossas funções, sejam elas pessoais ou profissionais.

Os smartphones deixaram de ser apenas uma ferramenta de comunicação pessoal, tornando-se instrumentos de trabalho para profissionais de várias áreas.

 

Confira abaixo alguns apps que podem ser de grande utilidade para profissionais ligados à construção civil:

 

  1. AutoCAD

O AutoCAD é um dos softwares mais conhecidos do mundo e agora têm sua versão mobile. Esse, com toda certeza, é um dos aplicativos que mais facilitam a vida de profissionais da arquitetura e engenharia. O aplicativo permite visualizar, editar e compartilhar arquivos em DWG, além de fazer anotações diversas diretamente do campo de trabalho.

Sua versão mobile, além de ser gratuita, permite trabalhar offline, o que permite ter sempre em mãos a versão mais atualizada dos projetos, possibilitando também o uso de folhas impressas.

 

  1. Construct App

Este aplicativo foi desenvolvido com foco em construtoras, incorporadoras, empreiteiros, engenheiros civis, arquitetos, gerentes de projetos de construção civil, mestres de obras, empresas de reformas etc.

Além de facilitar a comunicação, esta plataforma de gestão de projetos ajuda empresas da construção civil a economizar tempo e dinheiro. Com ele, é possível montar e separar equipes de trabalho, enviar relatórios fotográficos, resolver pendências em tempo real, distribuir e acompanhar atividades e gerir as equipes no canteiro de obras.

 

  1. PlanGrid

Com esse app é possível trabalhar nas plantas dos projetos mesmo à distância, salvando as alterações feitas e armazenando anotações. O PlanGrid veio para facilitar o acesso aos documentos, uma vez que engenheiros e arquitetos trabalham com várias plantas ao mesmo tempo. A navegação é simples e toda a equipe pode colaborar, com permissões de acesso diferentes para cada um.

 

  1. Sun Seeker

O Sun Seeker é um aplicativo que fornece dados de luz solar que permitem analisar quando o sol está em uma posição ideal para suas necessidades. Esta ferramenta utiliza GPS, magnetômetro, acelerômetro e giroscópio e acaba tornando-se mais divertida do que técnica.

 

  1. Nível de Bolha HD

Como o próprio nome já diz, este aplicativo transforma seu celular em um nível bolha. Com ele você pode avaliar o ângulo da inclinação de uma superfície através de uma bolha verde que apita quando chega em 0º.

 

  1. MagicPlan

Um dos app mais populares para engenheiros e arquitetos, o MagicPlan permite que qualquer pessoa possa medir ambientes e criar plantas através de fotografias em minutos. Para isto, basta enquadrar os cantos dos cômodos e registrá-lo com o programa. As plantas ficam armazenadas na nuvem e podem ser acessadas a qualquer momento.

 

  1. ConstruCalc

Normalmente, quando fazemos orçamento para uma obra cometemos alguns excessos, por isso o ConstruCalc foi desenvolvido. Ele ajuda a calcular orçamentos e gerir os insumos, dessa maneira evita-se o desperdício e reduz o custo da obra. Oferece tabela de normas e calcula a quantidade necessária para concreto, parede, piso, azulejo, pastilhas, gesso, pintura, telhas e muitos outros;

Indicado para todos que trabalham com construção civil, como pedreiro, pintor, gesseiro, engenheiro civil ou até mesmo quem é leigo no assunto.

 

Por Isadora Antonelli

Partilha este post: