Inteligência Artificial (IA) e Tecnologia 5G

|agosto 21, 2019 | Blogs

Lembram daqueles filmes de ficção científica que assistíamos desde crianças, onde máquinas fazem o serviço do ser humano? Essa realidade está muito próxima.

 

Inteligência artificial, o que é isto?

A inteligência artificial é a capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos, isto é: aprender, perceber e decidir o melhor caminho a tomar, de forma racional, diante de determinadas situações. Ela permite que os sistemas tomem decisões de forma independente, precisa e apoiada em dados digitais.

Esse processo será responsável pela revolução nas indústrias, trará grandes mudanças na maneira como as pessoas e empresas se relacionam com a tecnologia, como compartilhar dados e tomar decisões.

Para ensinar os computadores a pensar, são necessários três conceitos que aliados explicam a inteligência artificial:

  1. Machine learning: ao invés de programar as regras para uma máquina e esperar o resultado, consegue-se deixar que a máquina aprenda essas regras por conta própria a partir de dados coletados, chegando ao resultado de forma autônoma.
  2. Deep learning: parte do aprendizado da máquina utiliza algoritmos complexos para “imitar a rede neural do cérebro humano” e aprender uma área de conhecimento com pouco ou sem supervisão.
  3. Processamento de linguagem natural: utiliza o processo de machine learning para encontrar padrões em grande conjunto de dados puros e reconhecer a linguagem natural. Por exemplo, os algoritmos podem procurar padrões de postagens de redes sociais para compreender como os cliente se sentem em relação a marcas e produtos específicos.

E onde encontramos hoje a inteligência artificial?

Ela está em todos os lugares, no chão de fábrica, no sistema de atendimento dos hospitais, na rede social, no seu celular, no antivírus.

 

https://i.dailymail.co.uk/i/newpix/2018/02/27/15/49A21FB200000578-5440369-image-a-15_1519746611029.jpg

 

E a tecnologia 5G?

A partir do ano 2020, o Brasil operará com a tecnologia 5G.

Que tecnologia é esta? A tecnologia 5G irá revolucionar o conceito de conexão existente atualmente, esta tecnologia irá contribuir para o sucesso nos negócios.

A tecnologia 5G terá uma internet até 20 vezes mais rápida do que a tecnologia 4G. Seu diferencial será a estabilidade fornecida por uma conexão mais confiável, facilitará o acesso aos serviços de Nuvem da empresa por meio de qualquer dispositivo.

Aliando a tecnologia do 5G e combinando com a cloud computing, será impulsionado o uso da IA, inteligência artificial. As análises de enormes quantidades de dados vão se tornar mais rápidas e práticas, facilitando o aprendizado da máquina.

O ser humano terá que se adaptar a esta realidade. Como ele está em constante evolução, transformará suas vidas, libertando os profissionais das atividades mecânicas, que combinadas com a capacidade humana, vão impulsionar a criatividade nos negócios, tornando esse ser humano muito mais criador do que executor.

 

 

Por: Maria Lucia Sabedotti De Biaggi

 

 

Fonte:

COSSETTI, Melissa Cruz. O que é a inteligência artificial? Disponível em : https://tecnoblog.net/263808/o-que-e-inteligencia-artificial/. Acesso em 20.08.2019.

COMSTOR, Canal. Tecnologia 5G: Qual o impacto para as empresas? Disponível em: https://blogbrasil.comstor.com/tecnologia-5g-qual-o-impacto-para-as-empresas. Acesso em 20.08.2019.

Partilha este post: